← Voltar Publicado em

Gratidão

A gratidão tem o poder de limpar a nossa visão. Ela nos liberta de crenças limitantes. A clareza nos permite ter entendimento, e consequentemente uma atitude mais assertiva diante do que está sendo colocado. Dessa maneira o peso das preocupações é ocupado pelo agradecimento, carregando leveza e a paz que precisamos para viver melhor.

Ser grato é uma escolha e um exercício diário. Essa decisão gradualmente conduz a nossa mudança de mentalidade e comportamento. Num primeiro momento quando nos deparamos com um problema que não sabemos como solucionar ficamos preocupados e nos sentimos angustiados, no entanto, com o hábito da gratidão logo o nosso pensamento e sentimento é direcionado para uma perspectiva diferente do que estávamos acostumados. Começamos, então, a aceitar a realidade, encontrar uma solução, enxergar o lado positivo da situação e até mesmo aprender com ela. As lutas do dia a dia são ressignificadas. Gradativamente nos condicionamos a sermos gratos independentemente da circunstância.

A gratidão também está na aceitação e na simplicidade. Aceitar o que está ao nosso alcance e o que não podemos resolver sozinhos, aceitar nossas limitações e abraçar a adversidade da vida. Na simplicidade das pequenas conquistas, do que construímos ao longo do caminho, em observar a beleza da natureza, curtir o almoço de domingo em família, desfrutar de um abraço apertado, de um olhar afetuoso, ler um livro... Aqui cabe o que mais o coração pedir. Encontra-se no que nos inspira, faz nossos olhos brilharem, no que acolhe a nossa alma.