← Voltar Publicado em

Liberte-se do passado

O passado é uma parte de nossa vida que marca profundamente. De alguma forma, na maior parte do tempo essas memórias pesam no nosso interior. A verdade é que fomos feridos e ferimos de várias maneiras e algumas cicatrizes emocionais são bem difíceis de esquecer. Essas marcas trazem o sentimento de culpa pelos erros e nos punimos por eles. Com o passar do tempo elas vão ficando mais fortes, por que a nutrimos. Como consequência estabelecem crenças limitante em nós e afeta nossos pensamentos, sentimentos e comportamento. Estas ´´verdades`` nos dizem que somos errados, não somos capazes e não merecemos as bênçãos da vida, nascendo à insegurança e o medo, que diversas vezes nos paralisam.

Negar a nossa história é negar a nós mesmos, isso quer dizer arcar com consequências dolorosas e fortalecer as crenças limitantes, que atrapalham nosso potencial. ´´Quando lutamos contra um bloqueio, ele se torna mais forte; quando o reconhecemos e aceitamos, ele começa a se enfraquecer, PORQUE A MANUTENÇÃO DE SUA EXISTÊNCIA REQUER OPOSIÇÃO.``(BRANDEN, 2000). Logo, para haver mudança precisamos escolher sermos conscientes. Ser consciente significa pensar sobre o que aconteceu conosco e permitirmos sentir o que não queremos, para, então, poder lidar com o que nos incomoda. Esse enfrentamento é um processo doloroso, no entanto, libertador. Por isso precisamos fazer as pazes com o passado, nos perdoar e aceitar quem somos.

Os erros fazem parte da vida. Se pudermos perdoar o nosso próximo conseguimos nos perdoar também. Às vezes acreditamos que a pessoa que nos fez mal não merece o perdão, mas perdoar o outro é o caminho para a nossa libertação, não é sobre o outro merecer ou não, é sobre o que nós merecemos e poder seguir em frente. Quando estamos preparados para essa mudança vem a ressignificação. A partir de agora entendemos que o que fizemos foi segundo a nossa antiga consciência e no momento era o que estava ao nosso alcance fazer. Esse novo sentido nos faz entender que evoluímos com as nossas falhas e nos tornamos mais fortes, e que passar por determinadas situações nos fizeram o que somos hoje.

O perdão e a reconciliação com o passado é o caminho para a liberdade do nosso eu. Quando o despertar acontece assumimos a nossa essência e a autor responsabilidade, entendendo que não podemos controlar os outros e nem as situações, mas conseguimos controlar como reagimos diante da realidade. No tempo em que mudamos a perspectiva enxergamos a possibilidade de mudança que desejamos em nós e na vida.